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Você sabe o que é Antropologia?

Antropologia (cuja origem etimológica deriva do grego άνθρωπος anthropos, (homem / pessoa) e λόγος (logos - razão / pensamento) é a ciência preocupada com o fator humano e suas relações. A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Social da Antropologia Física. Cada uma destas, em sua construção abrigou diversas correntes de pensamento.

Pode-se afirmar que há poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Se por um lado essa concepção vinha satisfazer o significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características do homem físico. Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antropometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do homem vivo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Antropologia

Algumas informações básicas sobre os principais paradigmas e escolas de pensamento antropológico:


Formação de uma literatura “etnográfica” sobre a diversidade cultural

Período: Séculos XVI-XIX

Características: Relatos de viagens (Cartas, Diários, Relatórios etc.) feitos por missionários, viajantes, comerciantes, exploradores, militares, administradores coloniais etc.

Temas e Conceitos: Descrições das terras (Fauna, Flora, Topografia) e dos povos “descobertos” (Hábitos e Crenças).Primeiros relatos sobre a AlteridadeAlguns Representantes e obras de referênciaPero Vaz Caminha (“Carta do Descobrimento do Brasil” - séc. XVI). Hans Staden (“Duas Viagens ao Brasil” - séc. XVI). Jean de Léry (“Viagem a Terra do Brasil” - séc. XVI). Jean Baptiste Debret (“Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil” - séc. XIX).

Escola/Paradigma: Evolucionismo Social

Período: Século XIX

Características: Sistematização do conhecimento acumulado sobre os “povos primitivos”.

Predomínio do trabalho de gabinete

Temas e Conceitos: Unidade psíquica do homem.Evolução das sociedades das mais “primitivas” para as mais “civilizadas”.Busca das origens (Perspectiva diacrônica)Estudos de Parentesco /Religião /Organização Social.Substituição conceito de raça pelo de cultura.

Alguns Representantes e obras de referência: Maine (“Ancient Law” - 1861). Herbert Spencer (“Princípios de Biologia” - 1864). E. Tylor (“A Cultura Primitiva” - 1871). L. Morgan (“A Sociedade Antiga” - 1877). James Frazer (“O Ramo de Ouro” - 1890).


Escola/Paradigma: Escola Sociológica Francesa

Período: Século XIX

Características: Definição dos fenômenos sociais como objetos de investigação socio-antropológica. Definição das regras do método sociológico.

Temas e Conceitos: Representações coletivas.Solidariedade orgânica e mecânica. Formas primitivas de classificação (totemismo) e teoria do conhecimento. Busca pelo Fato Social Total (biológico + psicológico + sociológico). A troca e a reciprocidade como fundamento da vida social (dar, receber, retribuir).

Alguns Representantes e obras de referência: Émile Durkheim:“Regras do método sociológico”- 1895; “Algumas formas primitivas de classificação” - c/ Marcel Mauss - 1901; “As formas elementares da vida religiosa” - 1912. Marcel Mauss:“Esboço de uma teoria geral da magia” - c/ Henri Hubert - 1902-1903; “Ensaio sobre a dádiva” - 1923-1924; “Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a noção de eu”- 1938).

Escola/Paradigma: Funcionalismo

Período: Século XX - anos 20

Características: Modelo de etnografia clássica (Monografia).

Ênfase no trabalho de campo (Observação participante). Sistematização do conhecimento acumulado sobre uma cultura.

Temas e Conceitos: Cultura como totalidade.Interesse pelas Instituições e suas Funções para a manutenção da totalidade cultural.Ênfase na Sincronia x Diacronia.

Alguns Representantes e obras de referência: Bronislaw Malinowski (“Argonautas do Pacífico Ocidental” -1922). Radcliffe Brown (“Estrutura e função na sociedade primitiva” - 1952-; e “Sistemas Políticos Africanos de Parentesco e Casamento”, org. c/ Daryll Forde - 1950). Evans-Pritchard (“Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande” - 1937; “Os Nuer” - 1940). Raymond Firth (“Nós, os Tikopia” - 1936; “Elementos de organização social - 1951). Max Glukman (“Ordem e rebelião na África tribal”- 1963). Victor Turner (“Ruptura e continuidade em uma sociedade africana”-1957; “O processo ritual”- 1969). Edmund Leach - (“Sistemas políticos da Alta Birmânia” - 1954).


Escola/Paradigma: Culturalismo Norte-Americano

Período: Séc. XX - anos 30

Características: Método comparativo. Busca de leis no desenvolvimento das culturas. Relação entre cultura e personalidade.

Temas e Conceitos: Ênfase na construção e identificação de padrões culturais (“Patterns of culture”) ou estilos de cultura (“ethos”).

Alguns Representantes e obras de referência: Franz Boas (“Os objetivos da etnologia” - 1888; “Raça, Língua e Cultura” - 1940). Margaret Mead (“Sexo e temperamento em três sociedades primitivas” - 1935). Ruth Benedict (“Padrões de cultura” - 1934; “O Crisântemo e a espada” - 1946).

Escola/Paradigma: Estruturalismo

Período: Século XX - anos 40

Características: Busca das regras estruturantes das culturas presentes na mente humana. Teoria do parentesco/Lógica do mito/Classificação primitiva. Distinção Natureza x Cultura.

Temas e Conceitos: Princípios de organização da mente humana: pares de oposição e códigos binários.Reciprocidade

Alguns Representantes e obras de referência: Claude Lévi-Strauss:“As estruturas elementares do parentesco” - 1949. “Tristes Trópicos”- 1955. “Pensamento selvagem” - 1962. “Antropologia estrutural” - 1958 “Antropologia estrutural dois” - 1973 “O cru e o cozido” - 1964 “O homem nu” - 1971

Escola/Paradigma: Antropologia Interpretativa

Período: Século XX - anos 60

Características: Cultura como hierarquia de significados Busca da “descrição densa”. Interpretação x Leis. Inspiração Hermenêutica.

Temas e Conceitos: Interpretação antropológica: Leitura da leitura que os “nativos” fazem de sua própria cultura.Alguns Representantes e obras de referência: Clifford Geertz: “A interpretação das culturas” - 1973. “Saber local” - 1983.

Escola/Paradigma: Antropologia Pós-Moderna ou Crítica

Período e obra: Século XX - nos 80

Características: Preocupação com os recursos retóricos presentes no modelo textual das etnografias clássicas e contemporâneas. Politização da relação observador-observado na pesquisa antropológica. Critica dos paradigmas teóricos e da “autoridade etnográfica” do antropólogo.

Temas e Conceitos: Cultura como processo polissêmico. Etnografia como representação polifônica da polissemia cultural. Antropologia como experimentação/arte da crítica cultural.

Alguns Representantes e obras de referência: James Clifford e Georges Marcus (“Writing culture - The poetics and politics of ethnography” - 1986). George Marcus e Michel Fischer (“Anthropoly as cultural critique” - 1986). Richard Price (“First time” - 1983). Michel Taussig (“Xamanismo, colonialismo e o homem selvagem”- 1987). James Clifford (“The predicament of culture” - 1988).

Fonte: http://nant-iscsp.blogspot.com/2005_05_01_archive.html

sábado, 17 de setembro de 2011

Minicurso "Etnologia e Politica no México" - SC

Com os professores Alicia Barabas e Miguel Bartolomé.
Florianópolis 19 – 23 de setembro
 
* o curso acontecerá no auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (CCE) .
** 75% de presença no curso dão direito a certificado, impresso pelo programa de pós em antrologia/PPGAS/UFSC


Programa do curso
Este minicurso procura oferecer uma análise dos processos sociais, culturais e políticos de uma configuração nacional multiétnica. Se colocará ênfase na múltipla dinâmica  contemporânea dos grupos indígenas dentro da sociedade nacional e transnacional, e em relação com o Estado. Assim também se abordarão os processos simbólicos expressados nas cosmovisões e nas religiões próprias e seus especialistas, que entrelaçam as raízes mesoamericanas com o catolicismo e outras influencias, assim como os desafios que enfrentam estas tradições frente à globalização.

Goiânia 12-16 de setembro de 2011
Horário: das 14 hs às 18 hs.
Coordenação: Gabriel O. Alvarez
Florianópolis 19 – 23 de setembro
Horário: 19 e 22 das 14 hs às 18 hs.
20 e 23 das 8:30 hs às 12:30 hs.
Coordenação: Míriam Grossi

Primeira Sessão (Goiânia 12 de setembro / Florianópolis 19 de setembro )

A complexidade das relações interétnicas no México contemporâneo.
 
Bibliografia recomendada:
Bartolomé, Miguel, Visiones de la Diversidad. Relaciones Interétnicas e Identidades Indígenas en el México actual, 4 vols. INAH, México, 2005.
Bartolomé, Miguel, Procesos Interculturales. Antropología Política del Pluralismo Cultural en América latina. Ed. Siglo XXI, México, 2ª ed. 2008.

Segunda Sessão (Goiânia 13 de setembro / Florianópolis 20 de setembro )

A terra e a territorialidade indígena no México
 
Bibliografia recomendada:
Barabas, Alicia, Diálogos con el Territorio. Simbolizaciones sobre el espacio en las
culturas indígenas de México, 4 vols., INAH, México, 2003.
Barabas, Alicia, Dones, Dueños y Santos. Ensayos sobre religiones en Oaxaca.
Porrúa-INAH, México, 2006

Terceira Sessão (Goiânia 15 de setembro / Florianópolis 23 de setembro)
Xamanismo e Nahualismo nos povos indígenas atuais do México
 
Bibliografia recomendada
Navarrete, Federico, “Nahualismo y poder: un viejo binomio mesoamericano”, El Héroe entre el Mito y la Historia, F. Navarrete y G. Olivier Coords., UNAM-CEMCA, México, 2000.
Perrín, Michel, “Lógica Chamánica”, El Chamanismo en Latinoamérica, I. Lagarriga, J. Galinier y M. Perrín Coords., Universidad Iberoamericana, CEMCA, ed. Plaza y Valdés, México, 1995.
Bartolomé, Miguel y Alicia Barabas, 2011, “Los Sueños y Los Días: chamanismo y nahualismo en México”(en prensa)

Quarta Sessão (Goiânia 16 de setembro / Florianópolis 22 de setembro)
Movimentos Indígenas Sócio-religiosos e Movimentos Etnopolíticos
 
Bibliografia recomendadaAlicia Barabas, Utopías Indias. Movimientos Sociorreligiosos en México. Ed. Plaza y
Valdés- INAH, 3ª edición, México, 2002
Miguel Bartolomé, “Movimientos Etnopolíticos y Autonomías Indígenas em México”,
Gente de Costumbre y Gente de Razón. Las identidades étnicas en México.
Ed. Siglo XXI, 1ª ed. 1997. México

Programação:
19 e 22 de setembro das 14:00  as 18:00 horas
20 e 23 de setembro das 8:30 as 12:30 horas
 
Local: Auditório Henrique Fontes - Centro de Comunicação e Expressão da UFSC
As inscrições serão feitas no local.
Mais informações sobre o curso acessar o site do PPGAS.

Alicia Barabas
Instituto Nacional de Antropología e Historia-Centro Oaxaca 
Licenciada en Ciencias Antropológicas por la Universidad de Buenos Aires, Argentina. Maestra y Doctora en Sociología por la Universidad Nacional Autónoma de México. Investigadora del Instituto Nacional de Antropología e Historia-Centro Oaxaca. Investigadora Nacional Nivel III (tercer periodo). Ha realizado investigaciones sobre diversos temas entre los dieciséis grupos etnolingüísticos de Oaxaca, los mayas de la Península de Yucatán, los nahuas de Morelos, los tuxá y quirirí de Brasil, los kuna de Panamá y los tobas y guaraníes de Argentina. Ha publicado numerosos artículos en revistas especializadas y de divulgación y varios libros. Entre los últimos libros se cuentan: Diálogos con el Territorio. Simbolizaciones sobre el espacio en las culturas indígenas de México (2003); Dones, Dueños y Santos. Ensayos sobre religiones en Oaxaca (2006), Dinámicas Culturales: religiones y migración en Oaxaca (2010).

Miguel Bartolomé
Doctor en Antropología
Miembro de la Academia Mexicana de las Ciencias.
Investigador del Centro Regional INAH-Oaxaca.
Antropólogo Argentino, nació en Posadas, Provincia de Misiones. Después de obtener su grado en la Universidad de Buenos Aires, la guerra lo obligó a migrar a la ciudad de México, en el año de 1972. con su esposa Alicia Barabás, también hoy destacada antropóloga, con la que trabaja en estrecha colaboración, desde hace más de 20 años. Ha investigado la sociedad y la cultura de varias etnias del Paraguay, Argentina y México. Realizó en México estudios de Maestría y Doctorado en Sociología en la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). En el año de 1986 fue nombrado Investigador del Sistema Nacional de Investigadores (SNI). En el Simposio de Barbados 1971 y, sobre todo en la Reunión del Grupo de Barbados, en ocasión del XLI Congreso Internacional de Americanistas, fue el que dio las pautas fundamentales de las históricas declaraciones, que tanto influyeron en el cambio de rumbo sobre el papel de las misiones religiosas en zonas indígenas y en las teorías antropológicas sobre identidad étnica y liberación indígena. Es autor de una basta obra, algunos de sus libros los ha realizado en colaboración con su esposa. Es Autor de 14 libros sobre las diferentes culturas indígenas de Oaxaca. Ha sostenido la tesis de que es abrumador el desconocimiento que hay sobre la cultura de los grupos indígenas, cuyas opiniones se basan más en prejuicios que en conocimientos. (nota tomada de http://www.quanta.net.py/guarani/html/bartolomemiguel.html Actualmente es profesor-investigador del Instituto Nacional de Antropología e Historia, de México. Es también Socio correspondiente de la Asociación Indigenista del Paraguay, AIP, en donde desarrolló algunas de sus primeras investigaciones. Trabajó y residió con los mapuches, matacos y guaraníes, de Argentina; con los guayakíes, guaraníes y ayoreos de Paraguay; con los mayas, chinantecos, nahuas, chatinos, chontales, ixcatecos y zoques, de México. (Nota tomada de http://www.musicaparaguaya.org.py/3-entrevistas.htm

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