Data: 04/10, das 14 as 17 hs.
Local: sala de aula do Mestrado em Ciências Sociais da UFES
Tema: Antropologia da Religião
Palestrante: Profª Drª Lílian Maria Pinto Sales (USP)
Mediação-participação: Profª Drª Sonia de Mattos Misságia (UFES)
Exposição/apresentação de mestrandos que estão pesquisando em temas relacionados à religião
*COLÓQUIO 2*
Data e horário: 06/10, das 9 as 12 hs
Local: sala de aula do Mestrado em Ciências Sociais da UFES
Tema: Imagens, ritual e performance entre os Bororo e Guarani-Kaiowá
Palestrante: Profº Dr Edgar Theodoro da Cunha (UNESP)
Mediação-participação: Profª Drª Winifred Knox (UFES)
Prof. Dr. Edgar Teodoro da Cunha (UNESP)
A partir da experiência de realização dos filmes "Ritual da Vida" e "Mbaraká, a palavra que age" buscaremos refletir sobre o uso de recursos sonoros e visuais para a construção de narrativas sobre alteridades, o que nos leva necessariamente a pensar nas diferentes estratégias de abordagem dessa experiência, envolvendo aspectos relacionais, estabelecidos em contextos de diálogo intercultural, que se desdobram em reflexões sobre a prática, o estabelecimento de sentidos compartilhados, a tradução, as formas de circulação da imagem e suas possilidades políticas e de construção de sentido.
Filmografia
Ritual da vida (2005, DV, 30 minutos)
Direção: Edgar Teodoro da Cunha
“Ritual da Vida” é um documentário que nos aproxima da experiência do ciclo funeral dos Bororo do Mato Grosso. Este complexo ritual, articulador desta sociedade, nos defronta com as concepções bororo sobre a vida e a morte e ainda ao contexto atual de contato. Por meio de uma linguagem que privilegia o sensível busca criar sentidos para as permanências e transformações do mundo bororo atual.
"1o Prêmio Humanistico-Social" no 1º Festival de Cine Y Video Cientifico del Mercosur (2005, Argentina)
Mbaraká, a palavra que age (2011, HDV, 26 minutos)
Direção: Edgar Teodoro da Cunha
O filme aborda o universo dos cantos Kaiowá por meio dos aspectos performáticos da palavra, da sonoridade, do gesto, da dimensão onírica e de volição mobilizada pelo canto. Se a palavra pode ser história, mito e narrativa, ela sem dúvida também é poesia, e seus aspectos estéticos são parte integrante de sua eficácia. Dessa forma o filme parte dos aspectos poéticos da palavra Kaiowá buscando a criação de uma dimensão visual, de uma poética própria que dialogue com a palavra Kaiowá em sua pluralidade expressiva.
Edgar Teodoro da Cunha é professor do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia da UNESP - Universidade Estadual Paulista, e documentarista. Doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo e pesquisador do GRAVI (Grupo de Antropologia Visual) desde 1996, do NAPEDRA (Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual, Antropologia da Performance e Etnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de imagem, Ritual, Cinema e Antropologia, Filme etnográfico, Documentário, Fotografia, Iconografia. Dirigiu os documentários Jean Rouch, subvertendo fronteiras (2000, 41 min.), Ritual da Vida (2005, 30 min.) e Mbaraká – a palavra que age (2011, 26 min.) e publicou os livros Escrituras da Imagem (Edusp, 2004), Antropologia e Imagem (Zahar, 2006) e Imagem-Conhecimento: Antropologia, Cinema e outros diálogos (Papirus, 2009).
Inscrições 29 e 30/09, das 17 as 19 horas, ao lado da Secretaria do Mestrado em Ciências Sociais. Total de vagas: 40.